Melhorando Desempenho Do Outlook E Micro
SALVANDO MENSAGENS FORA DO OUTLOOK
Quanto mais mensagens você tiver no outlook, mais lento ele ficará e não há necessidade perder as suas mensagens, ou seja, simplesmente deletá-las. Você pode salvá-las fora do Outlook da seguinte forma:
Crie por uma pasta (nomes e locais, a título de sugestão) dentro de Meus Documentos com o nome de Poesias, supondo que no Outlook você também tenha uma pasta com o nome de Poesias, ok?
Abra o Outlook e marque a pasta Poesias do lado esquerdo. Selecione todas as mensagens que aparecem no direito, clicando em uma delas e depois em Editar e Selecionar tudo. (Todas as mensagens ficarão marcada)
Clique sobre qualquer uma delas com o botão direito do mouse e depois, na janela que vais se abrir, clique em Encaminhar como anexo.
Um e-mail vai se abrir e todas as mensagens selecionadas aparecerão como anexo à mensagem.
Clique em Arquivos e Salvar anexos.
Uma nova janela se abrirá e você deverá procurar pela pasta de Poesias que está dento de Meus Documentos. Clique em Procurar e outra janela se abrira. Marque a pasta Poesias e clique em OK. Essa janela irá fechar e na que ficar, clique em salvar.
Pronto, todas as suas mensagens que estavam na pasta de Poesias dentro do Outlook, já estão salvas na pasta de Poesias, porém fora do Outlook
Volte para o Outlook e delete as mensagens marcadas.
Repita a operação quantas vezes você quiser, para as pastas que você desejar.
OBS - Passado alguns dias, se sua pasta de Poesias do do Outlook, estiver com muitas mensagens novamente, repita a operação que essas novas mensagens ficarão junto com as demais.
LIMPEZA DA PASTA DE ITENS EXCLUÍDOS
Continuando então, todas as mensagens que você deletou, foram para a pasta de itens excluídos, dentro do Outlook. Então você deve esvaziar esta pasta. Clique em Editar e Esvaziar Pasta de Itens Excluídos. Lhe será feita a famosa pergunta de confirmação e você diz que sim.
COMPACTANDO AS PASTAS DO OUTLOOK
Seja de qual pasta for que você deletar mensagens, elas serão excluídas apenas no índice. Ou seja.... você não terá mais acesso a ela, só que ela ainda está gravada no lugar de origem. Com outras palavras, ela não está disponível logicamente, mas fisicamente ela continua lá!!! Por isso é que deve-se fazer a compactação das pastas.
Para fazer isso, você clica em Arquivos, Pasta e Compactar todas as pastas.
Essa operação, dependendo do número de pastas que você tiver no seu Outlook, poderá demorar até uns 10 minutos. Mas espere que vale a pena!
Muito bem, seu Outlook já está mais leve e por conseqüência estará mais rápido. Nessas alturas, você já ganhou um bom espaço em disco também! Vamos ganhar mais?
LIMPEZA DE DISCO
Os arquivos temporários, na realidade não servem para nada!!! Serviram durante alguma operação qualquer, mas depois, o que fazem é ocupar espaço nos nossos HD's.
Vamos eliminá-los?
Clique em Iniciar, Localizar e Arquivos ou pastas.
Uma janela será aberta e você irá procurar em seu HD todos os arquivos temporários. Para tanto, na aba Nome e Local e no espaço de digitação a direita do nome, digite *.TMP
O asterisco significa qualquer arquivo e o TMP é a extensão dos arquivos temporários.
Clique em Localizar Agora.
Na sub Janela inferior, aparecerão todos os arquivos temporários que estão gravados no seu HD!!!! Delete-os.
Como? Marque o primeiro, pressione o SHIFT e marque o último. Todos os arquivos ficarão marcados, então você pressione o tecla DEL (deletar)
A famosa perguntinha "se você tem certeza....." aparecerá e você vai dizer que sim! Alguns segundos depois, esses arquivos temporários já não estarão mais nas pasta de origem e sim na LIXEIRA. (Recycled)
Feche essa janela.
LIMPANDO ARQUIVOS TEMPORÁRIOS E OUTROS.
Abra o o Internet Explorer.
Clique em Ferramentas
Clique em Opções de Internet.
Uma nova janela abrirá e na aba GERAL, você clica em Excluir arquivos. (fica bem no centro da janela).
Vem a perguntinha de confirmação, você diz que sim (OK) e depois clica em OK novamente para fechar a outra janela.
LIMPEZA DE DISCO.
Agora você vai eliminar de vez os arquivos que foram para a lixeira e outros que porventura tenham ficado ainda alguns fragmentos.
Clique em Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema e Limpeza de disco.
Uma janelinha aparecerá para que você escolha a unidade. Já vem com a "C", mas vc poderá, caso tenha um segundo HD, selecionacioná-lo. Clique em OK.
Irá aparecer uma nova janelinha. Na aba Limpeza de Disco, você deverá deixar todas elas marcadas. (Um "tic" do lado esquerdo de todas elas)
Clique em ok, virá a pergunta te confirmação, você confirma e pronto. Seu HD estará limpo.
SCANDISK
O ScanDisk, é um utilitário que serve para corrigir possíveis erros de gravação no seu HD e recomendo que periodicamente você o rode.
Clique em Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema e ScanDisk.
Uma janela se abrirá e já virá marcada a opção do Drive "C" que comumente e o o HD de todos nós.
Clique em iniciar e aguarde a verificação. Vai demorar alguns minutos, ok?
Ao terminar ser-lhe-á apresentado uma nova janela mostrando o resumo do que foi feito e se algo foi encontrado. Clique em fechar e depois na outra janela, em fechar também.
DESFRAGMENTADOR DE DISCO.
Esse é um outro utilitário que deve ser executado também periodicamente.
Para quem não sabe, sempre que algo vai ser gravado no HD, o gerenciador (Windows) indica sempre o primeiro espaço vazio para que a gravação seja feita, caiba o arquivo naquele espaço ou não! E se não couber, lá vai ele para o próximo espaço vazio e assim sucessivamente. Com isso, um arquivo gravado poderá ficar muito fragmentado, ou seja, gravado em pedaços. Você nem fica sabendo disso, mas a sua máquina fica mais lenta por causa dessa fragmentação de arquivos! E isso acontece muito com quem costuma instalar e desinstalar softwares e principalmente com os usuários de Internet, com os constantes recebimento de e-e-mails e posterior deleção.
Então para que em seu HD não tenha arquivos "em pedaços", habitue-se pelo menos uma vez por mês a usar o Desfragmentador. Essa é uma operação demorada, mas os resultados compensam!!!!
Clique em Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema e Desfragmentador de disco.
Uma janela se abrirá e já virá marcada a opção do Drive "C" que comumente e o o HD de todos nós. Clique em OK e pode ir tomar um cafezinho, depois um banho, porque.... dependendo do tamanho do seu HD, vai demorar um bocado!!!!
Caso você não tome café, ou já tenha tomado banho e queira acompanhar a "dança dos quadradinhos", clique em mostrar detalhes e divirta-se com o visual.
Ao terminar, uma janelinha aparecerá perguntando se deseja encerrar, ou verificar outra unidade (o drive "D") . A opção ou necessidade é sua.